Mar Dothraki

MD_JR| Mar Dothraki

O Mar Dothraki é uma vasta planície na região central de Essos. Localiza-se a leste das Cidades Livres, a norte da Baía dos Escravos, e a oeste das Montanhas Ossos. A sua paisagem de estepes e planícies são o lar dos Dothraki, exímios cavaleiros, que constantemente lutam entre si e com os habitantes das terras vizinhas.

A região normalmente é tida como uma terra assombrada, dando-lhe o nome de Grande Desolação devido ao enorme número de ruínas que existem no seu interior. Antes do Século de Sangue, as pradarias eram consideradas como o berço da civilização, como o próprio Meistre Yandel refere.
Porém as histórias daqueles dias estão há muito perdidas, em parte porque esses reinos nasceram e morreram antes da escrita e outra por terem sido completamente varridas da face da terra pelos Dothraki. Restam-nos apenas as lendas e os contos, incluindo a do Reino das Rainhas Pescadoras do Mar de Prata, sobre a cidade perdida de Lyber, sobre os Gipp e os Zoqora.

Á excepção do caminho para Vaes Dothrak e de algumas Estradas Valirianas no oeste, perto da Floresta de Qohor, não existem estradas, colinas, ou cidades, fazendo da planície um oceano de erva ondulante ininterrupta, de onde o Mar Dothraki recebe o nome.
Mais de cem tipos de ervas crescem nas pradarias, algumas, mais altas que um homem. Alguns rios correm através das terras, embora sejam muitas vezes superficiais e mudem com as estações do ano; em geral, existe mais areia do que a água.
A única cidade habitada é Vaes Dothrak, que situa-se no coração do mar e é o lar de todo o povo Dothraki.

Localiza-se no centro de Essos, a leste das Cidades Livres, o Mar Dothraki começa a oeste da Floresta de Qohor. Sobrepondo-se aos antigos Reinos de Sarnor, Omber, e Ifequevron. O Mar Ddothraki estende-se para o leste até as Montanhas Ossos e Krazaaj Zasqa e tão longe para sudeste até o grande Deserto Vermelho.
O sul do Mar Dothraki é delimitado pelas Montanhas Pintadas, a Baía dos Escravos e o Rio Skahazadhan. A sul do rio fica Lhazar, que é frequentemente invadida pelos Dothraki.
A única montanha da região, é a Mãe das Montanhas, sendo considerada sagrada pelos nativos. Vaes Dothrak e o Ventre do Mundo estão na sombra da montanha.

MD_JR


Fonte: A Wiki of Ice and Fire/Wiki Game of Thrones Br