A Campina

The_Reach

Mapa da Campina.

| A Campina

A Campina é uma das regiões que constituem os Sete Reinos de Westeros, e já foi uma nação soberana conhecida como Reino da Campina antes da Guerra da Conquista. A Campina é governada a partir do castelo de Jardim de Cima pela Casa Tyrell. É uma das maiores regiões dos Sete Reinos (ficando atrás apenas do Norte), e considerada a mais fértil e populosa região de Westeros.

A Campina é considerada o lugar do cavalheirismo em Westeros. É o lugar onde a arte da cavalaria é vista com a maior reverência e estima. É também o lugar onde as regras dos torneios são mais rigorosas e respeitadas.

Os bastardos nascidos na Campina recebem o sobrenome ‘Flowers’.

A Campina compreende a região mais fértil de Westeros, com diversas vilas e aldeias populosas. Faz fronteira com o Mar do Poente a oeste, com as Montanhas Vermelhas a sudeste, com as colinas das Terras Ocidentais a noroeste e com o Água Negra a nordeste. A região também inclui diversas ilhas, como as Ilhas Escudo, na foz do Vago, e a Árvore, a sul da Enseada dos Murmúrios.

Três das principais estradas dos Sete Reinos cruzam a região, ligando a Campina com as Terras da Coroa e as Terras Ocidentais:

  • A Estrada da Rosa, que liga Vilavelha a Porto Real, passando por Jardim de Cima;
  • A Estrada do Oceano que liga Jardim de Cima a Carvalho Velho;
  • E a Estrada do Mar que liga Carvalho Velho a Lannisporto;

A Campina é irrigada pelo rio Vago, e pelos seus diversos afluentes, como o Arroiazul e o Molusqueiro.

Highgarden


Fonte: A Wiki of Ice and Fire/Wiki Game of Thrones Br


| A História da Campina e do seu povo

O maior e mais populoso dos seis reinos do Sul recebe comummente o nome de Campina, mas este nome é algo impróprio. Os domínios da Casa Tyrell, os Senhores de Jardim de Cima, correspondem agora em grande medida aos do Reino da Campina como ele existiu durante mil anos antes da Conquista de Aegon, mas este reino rico e fértil foi, na verdade, composto em tempos por quatro reinos:

Vilavelha e territórios circundantes, limitados pelas Montanhas Vermelhas a leste e as nascente do Vinhomel a norte.

A Árvore, a ilha dourada do outro lado do Estreito Redwyne, famosa pelo vinho e pelo sol.

As marcas ocidentais,de Monte Chifre a Nocticantiga.

A Campina propriamente dita, uma vasta extensão de campos e quintas, de lagos e rios, de colinas e florestas e fragrantes prados, de moinhos e minas, salpicada de pequenas aldeias, de prósperas vilas mercantis e de antigos castelos, que se estende das Ilhas Escudo  no Mar do Poente até Vilaqueda e às nascentes do Vago, passando pela foz do Vago, por Vilavelha, pelo Lago Vermelho, Bosquedouro e Pontamarga.

Este último foi o reino governado pelos Gardener de antigamente e, em tempos mais recentes, pelos descendentes dos seus intendentes, os Tyrell de Jardim de Cima. Diz-nos a História que foi nesses campos verdes que a cavalaria nasceu; os galantes cavaleiros e belas donzelas da Campina são celebrados em todos os Sete Reinos pelos cantores, cujas tradições também ganharam originalmente raízes aqui.

800px-Zippo514_Highgarden

Outrora e sempre um grande reino, a Campina é muitas coisas para os seus habitantes: o mais populoso, fértil e poderoso domínio nos Sete Reinos, cuja riqueza só fica atrás do Oeste rico em ouro; um lugar de aprendizagem; um centro de música, de cultura e de todas as artes, luminosas e escuras; a cesta de pão de Westeros; um ponto fulcral para o comércio; a pátria de grandes marinheiros, de sábios e nobres reis, de temidos feiticeiros e das mais belas mulheres em todo o Westeros. Numa colina junto ao Vago, ergue-se Jardim de Cima, justamente saudado como o mais belo castelo do reino. O próprio Vago, que flui à sombra das muralhas, é o mais longo e mais largo rio dos Sete Reinos. A grande cidade de Vilavelha é igual a Porto Real em tamanho, e é-lhe superior em todos os outros aspectos, pois é muitíssimo mais velha e mais bela, com as suas ruas empedradas, os ornamentados palácios das guildas, as suas casas de pedra e os seus três grandes monumentos: o Septo Estrelado da Fé, a Cidadela dos Meistres e a poderosa Torralta, com a sua luz sinaleira, a torra mais alta em todo o mundo conhecido. A Campina é, verdadeiramente, uma terra de superlativos.

reach-highgarden


Jardim de Cima – A Capital da Campina


Este excerto foi retirado do livro O Mundo de A Guerra dos Tronos1507-1-217x300

Ainda no livro poderás ficar a saber mais sobre:

  • Garth Mão-Verde
  • Os Reis Jardineiros
  • Ândalos na Campina
  • Vilavelha
  • Casa Tyrell